ORADORES

SESSÃO DE ABERTURA: conversa com o diretor de El País

JAVIER MORENO

Javier Moreno

Javier Moreno Barber foi nomeado diretor do jornal El País em junho de 2020, cargo que já tinha ocupado de 2006 a 2014. A sua primeira nomeação coincidiu com o 30º aniversário do jornal. Javier Moreno Barber começou a sua carreira no El País em 1993, como editor de economia e um ano depois ingressou na sucursal do México como Editor-Chefe. Em 1997, Javier Moreno Barber regressa à Espanha e integra a editoria internacional, como coordenador da edição latino-americana do jornal. Ele também foi chefe da editoria de economia e foi correspondente em Berlim. Javier Moreno Barber foi diretor do diário econômico Cinco Días e voltou à redação do El País em 2005, como redator adjunto da edição de domingo. Em setembro do mesmo ano foi nomeado vice-diretor dessa edição. É licenciado em ciências químicas, com especialidade em industrial, pela Universidade de Valência. Exerceu esta profissão em Espanha e na Alemanha antes de concluir, em 1992, o Mestrado em Jornalismo na  Universidade Autônoma de Madrid em colaboração com o El País.

@morenobarber

ROSENTAL ALVES

Rosental Alves

O professor Rosental Calmon Alves é fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, onde também é titular da Cátedra de Comunicação da Unesco e da Cátedra Knight de Jornalismo. Jornalista brasileiro veterano, mudou-se para Austin, em 1996 como titular inaugural da Cátedra Knight, após uma carreira de 27 anos no jornalismo brasileiro. Rosental é ex-presidente da Orbicom, a rede mundial de Cátedras de Comunicação da Unesco, e atualmente preside o conselho de diretores do Prêmio Maria Moors Cabot de Jornalismo, na Universidade de Columbia. Ele também é membro de vários conselhos de organizações relacionadas ao jornalismo, como a Fundação Nieman da Universidade de Harvard, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o Texas Tribune, a Fundação Gabo (Colômbia), a Agência Pública e o Jornal Nexo (Brasil) e CIPER (Chile). Suas três áreas de ensino e pesquisa na Universidade do Texas são jornalismo internacional, especialmente o trabalho de correspondentes estrangeiros na América Latina; Jornalismo latino-americano e liberdade de imprensa; e jornalismo digital.

@rosental

PAINEL 1: Assédio do governo contra o jornalismo

PATRICIA CAMPOS MELLO

Patricia Campos MelloPatrícia Campos Mello é repórter e colunista do jornal Folha de S. Paulo.  Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot em 2020, Prêmio Comitê Internacional da Cruz Vermelha de jornalismo humanitário, Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo, Prêmio Petrobras, Prêmio Folha e Estado. Foi correspondente em Washington do jornal Estado de S. Paulo entre 2006 e 2010. Cobriu a crise econômica nos EUA e as eleições de 2008, 2012 e 2016;  a guerra no Afeganistão em 2009;  e entrevistou o presidente George W. Bush na Casa Branca. Ela cobriu os ataques de 11 de setembro em Nova York em 2001. É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em jornalismo de negócios e economia na New York University, onde contou com uma bolsa de estudos. Nos últimos três anos, ela esteve na Síria, Iraque, Líbia, Turquia, Líbano e Quênia, onde escreveu sobre refugiados e migração. Foi a única repórter brasileira a cobrir a epidemia de ebola em Serra Leoa em 2014 e 2015. Em 2017, publicou o livro “Lua de Mel em Kobane”, pela Companhia das Letras, no qual conta a história da guerra contra  Estado Islâmico na Síria através dos olhos de um casal de refugiados que ela conheceu lá.  Em 2020, lançou “Máquina do Odio”, livro sobre campanhas de desinformação no Brasil, Índia e EUA, a intimidação de jornalistas liderados pelo governo Bolsonaro e a erosão da liberdade de imprensa no Brasil.

@camposmello

CARLOS F. CHAMORRO

Carlos Fernando ChamorroJornalista nicaraguense. Fundador e diretor do Confidencial e dos programas de televisão Esta Semana e Esta Noche. Sua redação foi invadida e ocupada pela Polícia, sem mandado, em dezembro de 2018 e posteriormente confiscada ilegalmente em 2021. Esteve exilado na Costa Rica por onze meses e voltou à Nicarágua em novembro de 2019. Prêmio María Moors Cabot da Universidade de Columbia em Nova York (2010) e membro do Conselho de Administração da Fundação Gabo.

@cefeche

CARLOS DADA

Carlos DadaCarlos Dada é fundador e diretor do site de notícias e jornalismo investigativo salvadorenho El Faro. Ele é um Stanford Knight Fellow. Em 2011 ganhou o Prêmio Maria Moors Cabot de Reportagem Latino-americana. Ele mora em San Salvador.

@CarlosDada

ADELA NAVARRO BELLO

Adela NavarroA jornalista mexicana Adela Navarro Bello é diretora-geral do semanário Zeta, na cidade fronteiriça de Tijuana, no México. Como jornalista que cobre a violência das drogas e o crime organizado no México, ela recebeu vários prêmios, como o Prêmio IWMF Coragem no Jornalismo, o Prêmio Ortega y Gasset de 2008, o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do CPJ de 2007, entre outros. Antes de ser diretora da Zeta, foi redatora, colunista e membro do comitê editorial.

@adelanavarro

LUZ MELY REYES

Luz Mely Reyes

Co-fundadora e CEO do veículo digital Efecto Cocuyo. Coordena a iniciativa de informação Venezuela Migrante. Luz Meli é uma palestrante internacional sobre jornalismo empresarial, comunicação política e migração. Em 2021 foi homenageada com o prêmio Lasa, em 2019 com os prêmios Wola e Franco Alemán de Direitos Humanos e em 2018 com o Prêmio Gabo. Luz Meli Reyes se especializou em cobertura de informação política e investigação, e desde 2016 em migração venezuelana. É formada em comunicação social pela Universidade Central da Venezuela e mestre em jornalismo e comunicação organizacional pela Universidade Católica Andrés Bello.

@LuzMelyReyes

PAINEL 2: Histórias que cruzam as fronteiras

DORA MONTERO CARVAJAL

Dora Montero

Jornalista colombiana. É presidente do Consejo de Redacción, associação que ajudou a fundar e cuja missão é promover o jornalismo investigativo por meio da formação de repórteres regionais e do desenvolvimento de investigações aprofundadas sobre corrupção, meio ambiente e desinformação, entre outros, com foco nacional e internacional. Um deles é Tierra de Resistentes. Paralelamente, é chefe de radiodifusão e investigadora do Noticias RCN Televisión e professora a tempo parcial. Vencedora por três vezes do Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar, com menção honrosa nos prêmios de Excelência Jornalística da SIP e finalista do Prêmio Fetisov e Gabo.

@DoraMontero

LUCÍA PARDO

Lucia Pardo

Gestora de projetos do la diaria, participa na concepção e execução de projetos inovadores, novas unidades de negócios e na geração de alianças estratégicas, como a Red-Palta. É professora e consultora da Cátedra de Inovação e Desenvolvimento do Centro Latino-Americano de Economia Humana (Universidade CLAEH).

@lpardogys

MARÍA TERESA RONDEROS

Maria Teresa Ronderos

É co-fundadora e diretora do CLIP, centro jornalístico que há dois anos realiza colaborações com mais de 50 veículos de comunicação na América Latina. María Teresa foi jornalista investigativa por muitos anos, editora de vários meios de comunicação na Colômbia e fundadora do VerdadAbierta.com, um meio especializado em investigação de guerra e paz na Colômbia. Com o livro Guerras Recicladas (Aguilar), ganhou o prêmio nacional Simón Bolívar de jornalista do ano 2014.

@mtronderos

EWALD SCHARFENBERG

Ewald Scharfenberg

Jornalista venezuelano exilado em Bogotá, Colômbia. Diretor do site de jornalismo investigativo Armando.info desde 2014. Edwald foi correspondente em Caracas do jornal El País, de 2012 a 2017. Desde 2014, Ewald Scharfenberg é membro do Júri do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo concedido anualmente pelo IPYS e Transparência InternaCional bem como do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

@Ewalds6

FABIOLA TORRES

Fabiola Torres

Diretora e fundadora da Salud con lupa. Fabiola é bolsista do Knight Fellow do International Center for Journalists e membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Atualmente Fabiola é membro da equipe de professores do Mestrado em Jornalismo Científico da Universidade Javeriana da Colômbia e do Diploma em Jornalismo Investigativo da CIDE do México. Em 2014, foi co-fundadora do site digital Ojo Público, onde foi editora até 2019. A sua experiência inclui uma década como repórter do jornal El Comercio (2004-2014).

@fabiolatorres

PAINEL 3: Em busca da sustentabilidade: o que significa acelerar um meio digital na América Latina

JAZMÍN ACUÑA

Jazmin Acuna

Jazmín Acuña é editora e co-fundadora do El Surti, um meio de comunicação independente do Paraguai especializado em jornalismo visual. Jazmín é formada em relações internacionais. Sua tese de graduação foi sobre o papel dos mídia no processo de justiça e reconciliação na África do Sul pós-apartheid. Foi responsável por projetos da TV Pública, em conjunto com a equipe fundadora do meio e diretora de projetos da Tedic, organização pioneira na defesa dos direitos digitais em seu país. Hoje, quando não está editando, se dedica a abordar feminismo e gênero.

@simonajaz

DIEGO DELL’AGOSTINO

Diego Dell'Agostino

Diego Dell ‘Agostino é co-fundador de Posta, onde atualmente atua como diretor geral, liderando a organização interna e os processos de crescimento regional. Diego se formou em gestão de produtos e marketing digital, disciplina que leciona há quatro anos.

CHANI GUYOT

Chani Guyot

Chani Guyot é fundador e diretor da RED/ACCIÓN, startup de mídia argentina especializada em jornalismo de soluções, com propósito e impacto social. É membro do Conselho do Foro Mundial de Editores e membro fundador do Foro de Periodismo Argentino. Em 2017 recebeu o Diploma de Mérito da Fundación Konex na categoria Direção Jornalística. Anteriormente, trabalhou por 21 anos no jornal La Nación, de Buenos Aires, onde dirigiu a redação entre 2013 e 2017. É Jornalista (UCA) e Comunicador Social (UA). Completou um MBA de mídia na Universidade de Navarra em 2005.
@chaniguyot

YELITZA LINARES

Yelitza Linares

Jornalista venezuelana, com mais de 30 anos de experiência como redatora, editora e supervisora de conteúdo. Yelitza se especializou em gestão de mídia e jornalismo digital. Ex-chefe de Abertura do El Nacional e ex-diretora de Produto e Qualidade dos quatro pontos de venda da Cadena Capriles, onde coordenou a cobertura multimídia. Yelitza é embaixadora da Chicas Poderosas na Venezuela e desde 2016 administra as alianças e negócios do meio digital El Pitazo. Yelitza Linares é líder do projeto desse meio no acelerador Velocity.

@yelinares

FAUSTO SALVADORI

Fausto Salvadori

Fausto Salvadori é jornalista há 22 anos. Trabalhou em diversos jornais e revistas e em 2014 ajudou a fundar a Ponte Jornalismo. Fausto foi dos vencedores do prêmio Vladimir Herzog 2019, na categoria Produção Jornalística Multimídia, e menção honrosa no mesmo prêmio, na categoria Texto, em 2013.
@FaustoSalvadori

CLAUDIA URQUIETA

Claudia Urquieta

É editora da Comunidade +CIPER e responsável por Sustentabilidade. Em 2019 criou e instalou o programa  de membros “Comunidad +CIPER”, que hoje se tornou a principal fonte de receita do meio. Jornalista da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Mestre em Meio Ambiente pela Universidade Politécnica de Madrid. Trabalhou em diversos meios de comunicação, incluindo El Mostrador, La Tercera, CIPER e Ecoaméricas. Fundadora e membro da Red de Periodistas  de Chile. Ela dá aulas de jornalismo empreendedor em diferentes universidades.
@ClaudiaUrquieta

ALDANA VALES

Aldana Vales

Aldana Vales é editora geral da Rede de Jornalistas Internacionais, o site sobre inovação em meios de comunicação do International Center for Journalists (ICFJ). Ele também dirige o Velocidad, a aceleradora de meios independentes do ICFJ e da SembraMedia. Interessada em agregar vozes mais diversas, Aldana trabalhou anteriormente na área de audiência com Documented em New York e Economía Femini(s)ta em Buenos Aires. De Washington, escreve ocasionalmente sobre a política dos Estados Unidos para o jornal argentino Página/12.

@aldyvales

PAINEL 4: Inovação no jornalismo digital latino-americano: cinco projetos de sucesso

HELENA BERTHO

Helena BerthoHelena Bertho é co-fundadora e diretora de contúdo de AzMina, organização brasileira com foco nos direitos da mulher, que une tecnologia e jornalismo para denunciar e enfrentar a violência contra a mulher em suas diversas formas. É gestora do projeto “Elas no Congresso”, iniciativa de acompanhamento da legislatura nacional sobre questões de gênero, que reúne ranking de atuação parlamentar, bot no Twitter, newsletter semanal e reportagens. O projeto foi o vencedor da categoria Inovação do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Antes de AzMina, foi repórter do UOL e trabalhou como jornalista freelance para diversos veículos. Ele é bolsista do programa Empowering Journalists in the Digital Field da Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha.

@helldias000

SYLVIO COSTA

Sylvio Costa

Fundador do Congresso em Foco, site estabelecido em Brasília, que desde fevereiro de 2004 explora novos conteúdos e possibilidades no jornalismo político, com foco principal na cobertura legislativa. Sylvio também trabalhou como jornalista em vários mídia brasileiros e, por um curto período, como produtor freelance do Serviço Brasileiro da BBC, em Londres, onde também fez mestrado em Comunicação na Universidade de Westminster. O Congresso em Foco recebeu diversos prêmios de jornalismo, sendo o mais recente o Leão de Bronze em Cannes (França) em 2019, na categoria “Digital Craft” (Artes Digitais).

PATRÍCIA GOMES

Patricia Gomes

Paty Gomes é diretora de produto da JOTA, startup brasileira que alia tecnologia e jornalismo na cobertura dos Três Poderes e que, em 2019, foi considerada a melhor startup de notícias digitais do mundo (WAN-IFRA). Um dos produtos digitais sob responsabilidade de Paty é o Carf Previsível, ferramenta preditiva que informa se um processo em andamento no Carf (juízo que legisla os tributos brasileiros) será decidido em favor do Fisco ou do contribuinte. Paty começou sua carreira como jornalista educacional no Folha de S.Paulo e foi mordida pela mosca de empreendedorismo no Porvir, site de educação que ajudou a fundar. Paty fez a transição para uma carreira de produto após estudar inovações em modelos de negócios na Northwestern University (Chicago) e passar um ano trabalhando na EdSurge, uma edtech no Silicon Valley.

@Paty_Gomes_

JUAN MELANO

Juan MelanoJuan Melano é o fundador da Croma, um estúdio de P&D que treina modelos de inteligência artificial e desenvolve aplicativos de classe mundial para a indústria de mídia. Juan é bacharel em ciência da informação, mestre em administração de empresas e tem 20 anos de experiência em jornalismo, design da informação e desenvolvimento de negócios digitais. É especialista na criação de produtos para empresas jornalísticas que facilitam o acesso à informação e entretenimento por meio de plataformas digitais. Além da Croma, Juan foi o fundador da Comenta TV, startup que conectou a TV às redes sociais e a RED/ACCIÓN, veículo baseado no jornalismo com propósito e impacto que ganhou o prêmio WAN-IFRA de Melhor Start-Up Digital de Notícias da América Latina.

@JuanMelano

MIGUEL PAZ

MIGUEL PAZCo-fundador e CEO da Reveniu, plataforma para gerenciar assinaturas, programas de membros e pagamentos recorrentes para meios de comunicação e empresas de todos os tipos. Antes de liderar o Reveniu, ele foi o primeiro professor latino em tempo integral na Newmark Graduate School of Journalism na City University of New York, foi Nieman Fellow em Harvard, Knight Fellow do International Center for Journalists e fundou a Poderopedia, site que mapeia quem é quem na política e nos negócios. Como repórter e editor, trabalhou para a mídia chilena, como El Mostrador, La Nación Domingo, Caras e El Periodista, e colaborou com meios na Argentina e nos Estados Unidos.

@miguelpaz

MARCO TÚLIO PIRES

Marco Túlio Pires

Marco Túlio Pires é o líder do Google News Lab no Brasil. No Google, Marco ajudou a lançar algumas das iniciativas de maior impacto na região, incluindo Innovation Challenges e organizações de verificação de dados (Verificado no México e Comprova no Brasil). Antes do Google, Marco trabalhou como coordenador de produção da TV Globo e como repórter de ciência na VEJA. Marco fundou a Escola de Dados no Brasil antes de se tornar o diretor do programa global da rede School of Data. Marco também fundou a jornalismo ++, a primeira agência de jornalismo de dados do país. Marco atuou como diretor de inovação, transparência e tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo. Ele escreveu o primeiro manual de dados abertos do estado e liderou a equipe de dados do NETMundial.

@mtrpires

PAINEL 5: Desafios na cobertura da pandemia na Ibero-América em relação à “infodemia”

ANDRÉ BIERNATH

Andre Biernath

André Biernath é jornalista de saúde e ciência e atualmente trabalha como repórter da BBC Brasil, em São Paulo. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduado em comunicação e mídias digitais pela Escola Superior de Comunicação e Marketing (ESPM). Entre as premiações, destacam-se o Prêmio de Jornalismo “Fique em Casa” – Fundação Merck 2020, o Prêmio Longevidade de Jornalismo da Bradesco Seguros 2018, Prêmio de Jornalismo Sociedade Brasileira de Reumatologia/Pfizer 2017, o Prêmio Abril de Jornalismo 2017, a Medalha de Bronze em Infografia no Malofiej 25 e o Prêmio Medtronic de Jornalismo 2011.

Biernath foi bolsista da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (WFSJ) durante a Conferência Mundial de Jornalismo Científico 2019, realizada em Lausanne, na Suíça. É também um dos bolsistas selecionados para o Programa de Jornalismo Científico 2021/22 do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

@andre_biernath

CATARINA CARVALHO

Catarina Carvalho

Catarina Carvalho é jornalista portuguesa, cofundadora do recém-lançado hiperlocal digital Mensagem, com sede em Lisboa. Esta é a etapa mais recente de uma longa carreira na comunicação social portuguesa onde foi editora executiva do Diário de Notícias, o mais antigo jornal nacional, parte do Global Media Group, de Portugal, e já trabalhou com vários jornais e revistas nacionais na área da justiça. , assuntos sociais e imigração, antes de ocupar cargos de liderança nas redações. Ele é membro do World Editors Forum Board e foi membro visitante do Reuters Institute em 2020.

@Catcar16

FEDERICO KUKSO

Federico Kukso

Federico Kukso é um jornalista científico freelancer. Ele se formou em história da ciência e STS (Estudos de Ciência e Tecnologia) na Universidade de Harvard e no MIT. Em 2015-16, Federico foi bolsista do Knight Science Journalism Fellow no MIT. É membro do Conselho de Administração da Federação Mundial de Jornalistas Científicos e da Rede Argentina de Jornalismo Científico. Escreve sobre ciência, cultura e tecnologia em La Nación (Argentina), Le Monde Diplomatique, Agencia SINC (Espanha), Tec Review (México), Ojo Público (Peru) e ElDiarioAr (Argentina), entre outras publicações. É autor do best-seller “Odorama: História Cultural do Olfato”, assim como “El baño no fue siempre así” e “Todo lo que necesitás saber sobre ciencia y Dinosaurios del fin del mundo”.

@fedkukso

ANA TUDELA

Ana Tudela

Co-fundadora da Datadista. Ana Tudela é licenciada em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid e com estudos parciais em Economia. Ana é especializada em jornalismo econômico e investigativo. Trabalhou como editora de economia e negócios no El Economista, Público e El Español e foi chefe de conteúdo da edição espanhola da Forbes. Ana Tudela é autora de Crisis S.A. (Akal, 2014) e co-autora de Playa Burbuja (Datadista, 2018), uma viagem de dois anos e mais de 15.000 quilômetros que investiga as consequências da bolha imobiliária na costa peninsular do Mediterrâneo. Ana Tudela é professora e colaboradora em diferentes mestres do jornalismo investigativo, de dados e inovação.

@latule

BELÉN ZAPATA

Belen Zapata

Mexicana, Belén Zapata é jornalista multimídia e apresentadora de espaços informativos de rádio e televisão com mais de 25 anos de experiência no setor e realizou pesquisas jornalísticas para meios de comunicação nacionais e internacionais. Atualmente Belén é colaboradora da CNN em Espanhol e apresentadora do programa especializado em COVID-19 “Coronavirus, a pandemia” bem como da primeira transmissão do noticiário “Sinal Informativo”, produzido pela Universidade de Guadalajara, a segunda maior universidade no México. Ambos os programas são transmitidos no canal 44 e canal 31.2 em Los Angeles, Califórnia, na rede de rádio Universidad de Guadalajara e em estações de televisão públicas em todo o México e América Latina. Como enviada especial, repórter e correspondente, publicou em meios de comunicação como CNNMéxico, CNN em Espanhol, Localia Televisión (Grupo Prisa, Madrid, Espanha), Televisión Azteca, Animal Político, Público (hoje Milenio Jalisco), Radiorama, Grupo Promomedios, Revista Grupo Expansión e Entrepreneur, entre outros.

PAINEL 6: Lançamentos relevantes no jornalismo digital ibero-americano e conclusões do Colóquio

MARIANA ALVARADO

Mariana Alvarado

Mariana Alvarado é jornalista e editora bilíngue com mais de 24 anos de experiência em web e mídia impressa. Mariana é professora na Florida International University (FIU) e no Centro de Treinamento em Jornalismo Digital no México. Acabou de terminar dois anos como professora da Google News Initiative, uma iniciativa que promove o jornalismo de qualidade, inovação e a luta contra a desinformação. Mariana treinou mais de 15 mil jornalistas no México, Colômbia, América Central e Caribe em ferramentas digitais. Em 2019, Mariana foi indicada para o Hall of Fame da FIU por suas contribuições no jornalismo, nos Estados Unidos e na América Latina. Colaborou no Grupo Refoma e no Grupo Expansión no México, e em meios de comunicação como o Arizona Daily Star nos Estados Unidos. Mariana também recebeu o AP International Perspective Award e outras homenagens dos Editores, Repórteres e Editores Investigativos (IRE) do Arizona Press Managing Editors, Investigative Reporters and Editors (IRE), Felix Varela Award, Best of the West, por sua pesquisa sobre migração, saúde e minorias. Pioneira das redações digitais no México, Mariana fundou a mural.com e a Negocios.com, projetos do Grupo Reforma.

@Alvaradomariana

MAYA FAWAZ

Maya Fawaz

Maya Fawaz estuda jornalismo e francês na Universidade do Texas em Austin. Maya é mexicana e libanesa e fala espanhol nativo por parte de mãe. Maya Fawaz se formará em maio e adoraria trabalhar como podcaster ou cineasta.

CÉSAR PÉREZ

Cesar Perez

César Pérez é estudante de jornalismo na Universidade do Texas em Austin. César é do Equador e está trabalhando em um podcast sobre a liberdade de imprensa em seu país. Sua família é responsável pelo El Universo, um dos jornais mais importantes do Equador, há quase 100 anos. O podcast será bilíngue e terá uma versão em inglês, Crooked Power, e uma versão em espanhol.

@cesarperezr_

NATALIA VIANA

Natalia Viana

Natalia Viana é jornalista há 20 anos, diretora e co-fundadora da Agência Pública e Jornalismo Investigativo. É autora e co-autora de quatro livros sobre violações direitos humanos: Plantados no Chão (Conrad, 2007), Jornal Movimento, uma Reportagem (Manifesto, 2010) e Habeas Corpus: Que Se Apresente o Corpo (Secretaria de Direitos Humanos, 2010) e o e-book O Bispo e Seus Tubarões, sobre o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2013). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo,  entre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016/2020), o prêmio Comunique-se (2016/2017), o Prêmio Trofeu Mulher Imprensa (2011/2013), prêmio Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2016, foi a jornalista brasileira mais premiada. Em 2019, sua série Efeito Colateral, sobre civis mortos pelo Exército, foi finalista do prêmio Shining Light Award, da Rede Global de Jornalistas Investigativos.
Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social da rede Ashoka e passou a integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.

@VianaNatalia